21 janeiro 2007

Run Forrest, run!

Reparem neste post do Paulo como estamos indo bem na corrida mundial.

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Muitas pessoas ficam impressionadas com preço do iPod no Brasil. Muitas culpam o governo por isso mas, na minha modesta opinião, o governo colabora apenas no aumento do custo do produto. Quem define o preço final que um produto terá no mercado é o consumidor.

É muito importante diferenciar custo de preço nessas horas. O preço pelo qual um produto pode ser vendido, após calculados os custos envolvidos, depende do consumidor.

Se o comerciante chegasse à conclusão de que nenhum brasileiro pagaria 330 dólares para ter um iPod, ou ele não importaria o produto pois a margem de lucro não seria interessante, ou ele tentaria de alguma forma reduzir os custos.

Acontece que os comerciantes sabem que o consumidor brasileiro está disposto a pagar o suficiente para cobrir os custos e ainda garantir uma boa margem de lucro. É por isso que o iPod chega aqui por 330 dólares.

Claro que se os custos fossem menores, a concorrência poderia fazer com que o preço final do produto também caísse. Mas esta não é uma relação automática. Se o comerciante, por alguma razão qualquer, obtivesse uma isenção de impostos para iPod, ele poderia muito bem embolsar a diferença já que ele sabe que o consumidor está disposto a pagar os 330 dólares.

Alguns fatores, porém, poderiam baixar o preço do produto:

1) Concorrência.

Se todas as lojas obtiverem isenção de impostos para iPod e a loja do lado reduzir seu preço de venda para 300 dólares, o comerciante terá que baixar o seu também e abrir mão do excedente que iria embolsar, sob pena de não vender mais nenhuma unidade.

2) Promoções para atrair os mais comedidos.

Acredite, muitas pessoas acham 330 dólares muito dinheiro e não pagariam isso por algo tão supérfluo. Estas pessoas precisam ser incentivadas a comprar o produto mediante promoções que tornem o preço do produto mais compatível com seus valores.

3) Promoções para diminuir o custo de oportunidade de adquirir um segundo iPod.

Esta é para quem acha que um iPod vale 330 dólares mas não pagaria os mesmos 330 dólares pelo segundo. Imagine uma família com dois filhos jovens que compra um iPod para o primogênito mas dá uma outra coisa mais barata para o filho mais novo. Uma promoção que baixe consideravelmente o preço do iPod fará com que a família decida comprar um também para o filho mais novo a fim de acabar com as brigas e com a ciumeira.