07 janeiro 2007

Novo blog na lista

Quem também acha que "o ser humano não pode ser só isso" deve dar uma olhada no blog do Julio Lemos.

Lá você vai encontrar passagens ótimas como esta:

O homem de critério, dotado de ‘inteligência moral’, para usar a concepção grega, sabe muito bem que o mal é perfeitamente possível (ele está onde deveria estar outra coisa, mas é previsível), e ocorre todos os dias diante – e dentro – de si. Ele tem uma consciência viva do mal pois sabe que a qualquer momento pode praticá-lo; e nada do que é humano lhe é estranho.

Já o moralista da transgressão escandaliza-se e não compreende, nem a pauladas, como é possível alguém viver desprendido dos parâmetros do hedonismo, sequer aplicáveis aos animais. Para ele o “homem virtuoso” pode ser explicado através de umas noções confusas de interesse próprio, egoísmo, uma vez que ele vê nos outros a si mesmo, como num espelho – aquele velho chavão atribuído ao Weltanschauung machadiano. O freudiano vai encontrar o motivo do seu agir em noções antropológicas pré-históricas (início do séc. XX). Aliás, toda a psicologia do séc. XIX para cá é pautada num modelo de homem acossado de patologias, como observou E. Voegelin.

O problema é visceral: ele simplesmente não tem presentes as condições de possibilidade para uma compreensão da virtude. Sua formulação interna da ética reside num labirinto de confusões auto-complacentes de quem, já que não logrou viver como pensa, acabou por pensar como vive. Sua vida interior é um emaranhado de “é que...”, “desculpe-me, mas eu...”, “é que não deu tempo...”, uma eterna auto-justificativa.

Surge o dogma da impossibilidade do bem; como ele não pode ser racionalmente defendido, os que o sustentam esgrimem argumentos de autoridade, partem para as vias de fato, vociferam, soltam um risinho irônico. Não adianta. Aos 40 anos de idade estão fritos; mais tarde dão nesses aposentados que não fazem nada o dia inteiro, vazios, banais, “Hmmm, chocolate... Doh! Marge, precisamos comprar mais sorvete napolitano” [H. Simpson, geladeira,1991].