06 janeiro 2007

Cabral, herança maldita e Freakonomics

Virou moda: o governante acaba de tomar posse e logo diz que tem em suas mãos uma herança maldita. Ou, em outras palavras, um baú de problemas.

O governador afirma que recebeu o estado de Rosinha Garotinho como um "baú de problemas" e "cheio de gambiarras". Seus secretários Joaquim Levy (Fazenda) e Sérgio Rui Barbosa (Planejamento) buscam soluções para organizar as finanças do Rio.

Ué, não sabia disso antes de se candidatar?

Mas nem tudo está perdido: nosso governador é chegado a uma leitura interessante. Aparentemente leu o livro Freakonomics.

Cabral citou o livro ‘Freakonomics’ como inspiração para campanha de planejamento familiar. O autor argumenta que a autorização do aborto nos EUA, nos anos 70, reduziu a criminalidade. O governador, no entanto, considera a posição de Levitt "radical".

Bem, eu também li o livro e não vi nenhuma "posição" tomada pelo autor. Muito pelo contrário, se bem me lembro. Exibir dados que relacionam fatos - ou relacionariam, já que a questão acabou se tornando polêmica - não é adotar uma posição.

Afirmar isso é como se disséssemos, após mostrar que um corpo cai ao ser largado, que nossa posição é a favor da lei da gravidade.