01 janeiro 2007

Reciprocidade

O governo da Bolívia deu uma mostra de como se lida com esses ianques:

- A Bolívia, por mais que seja um país pequeno, tem dignidade ... por isso concordo plenamente que passe do grupo um para o grupo três de vistos a cidadão dos Estados Unidos com base na reciprocidade - disse o presidente Evo Morales durante uma reunião ministerial que convocou para a meia-noite (no horário local) de segunda-feira e foi transmitida pela tevê.

De acordo com a nova classificação de vistos, na lista um estão os países que não requerem visto de entrada, na dois aqueles que requerem visto sem consulta e na três, visto com consulta.

Os americanos agora passam para a lista três, e vão precisar, a partir desta segunda-feira, um visto com consulta para entrar na Bolívia, tal como ocorre com os bolivianos que pretendam viajar aos EUA.

A posição da Bolívia faz todo o sentido do mundo. A Bolívia, um país rico e desenvolvido, além de ser um dos maiores destinos turísticos do mundo, atrai muitas pessoas que querem viver lá ilegalmente. Se eles deixarem as pessoas entrarem sem controle, principalmente oriundas do paupérrimo Estados Unidos da América, vai tudo virar bagunça.

Segundo informações vindas de Washington, o presidente Bush está tão preocupado com essa decisão que nem dormiu direito de ontem pra hoje. Mandou convocar uma reunião de emergência com a cúpula do governo para resolver esse gravíssimo problema ASAP.