31 janeiro 2007

O Indivíduo

Faz tempo que não ponho nada aqui d'O Indivíduo, site que leio diariamente, assim como o do meu xará do De Gustibus...

Achei interessante a abordagem que o Pedro fez de uma das facetas do antiamericanismo europeu.

Certos comentários que a gente costuma ver por aí de pessoas querendo fingir uma superioridade cultural são muito divertidos e falam muito mais sobra a verdadeira bagagem cultural da pessoa do que qualquer coisa. Outro dia li no blog de uma colunista de um grande jornal brasileiro algo tipo "odeio Miami, cidade que não tem um museu".

Miami é uma cidade mais injustiçadas do mundo. Paraíso de corruptos e da classe média do terceiro mundo, a cidade pegou a fama de brega com uma certa razão. Mas daí a tomar a parte pelo todo vai uma distância cósmica. Uma simples googleada revelaria à pessoa que Miami tem sim seus museus e suas galerias de arte e tudo mais. Não é culpa de Miami que as pessoas do terceiro mundo que a visitam somente estão interessadas em iPod e Nike Shox.

Outro fato engraçado foi quando voltei de St. Petersburg, FL e comentei quão interessante fora minha visita ao museu de Salvador Dali que fica naquela cidade. Um conhecido, daqueles que acham que cultura só pode vir da Europa, comentou com aquele ar de empáfia:

- Nunca iria imaginar que pudesse haver um museu de Salvador Dali na Flórida.

Pois é, e de quem é a ignorância neste caso?