15 janeiro 2007

Não é pro teu bico, selvagem!

Sensacional este texto do Janer Cristaldo! (Via De Gustibus...)


A reportagem entrevistava em Nova York, em um elegante apartamento, a porta-voz da ONG que conseguiu sepultar a represa. Não sei se a moça percebeu a ironia, mas o repórter a filma enchendo um copo de límpida água de torneira. O repórter quer saber porque privar milhões de pessoas de água limpa. A moça dizia mais ou menos o seguinte (cito de memória): não queremos que aquelas populações adquiram os hábitos de consumo do Ocidente. É como se dissesse: esses hábitos do Ocidente são privilégios de ocidentais. Vocês aí, continuem catando esterco de vaca.

Isto já foi motivo de discussões com amigos e assunto para posts aqui: o modo como pessoas que vivem em grandes centros veneram - e até incentivam - o atraso de comunidades paupérrimas que vivem em condições inadmissíveis para o século em que vivemos. Muitos por exemplo, acham maravilhoso passar as férias em cidades onde as pessoas subsistem basicamente da pesca, um trabalho certamente desgastante e mal remunerado.

Qualquer tentativa de modernizar o lugar e dar uma condição de vida mais digna à população local é motivo de indignação e, em casos extremos, até mesmo veto.

E o pior de tudo é o argumento mais comum daqueles que idolatram o atraso (dos outros):

Ah, mas eles são felizes assim!