03 novembro 2005

Relativismo

Confesso que divirto-me um pouco com a angústia pela qual passa atualmente o beautiful people carioca, esses semideuses que agora estão enfrentando, junto com reles seres humanos, o inferno no qual o Rio de Janeiro se tornou.

Durante uma certa época a marginalidade impunha seu terror apenas aos moradores das favelas e dos bairros do subúrbio. Os bairros da Zona Sul eram relativamente tranquilos. Essa aparente tranquilidade permitia que o beautiful people se alienasse totalmente da realidade que envolvia a cidade como um todo.

Era comum ver as pessoas que viviam na Zona Sul afirmarem, sorridentes, que esta era a melhor cidade do mundo para se viver e coisa e tal. Enquanto isso, o populacho do subúrbio e das favelas já sofria com o total abandono. Paralelamente, esse mesmo beautiful people contribuía, política e culturalmente, para a deterioração da cidade. Culturalmente, pregando uma degradação moral sem precedentes, a glamurização do consumo de drogas e fazendo do relativismo uma filosofia de vida. Politicamente, apoiando incondicionalemente os partidos políticos ditos progressistas que só fizeram contribuir para o aumento da pobreza.

Enquanto as autoridades se preocupavam em manter uma certa ordem na Zona Sul da cidade, este tipo de atitude só afetava os moradores dos subúrbios e das favelas. O que acontece é que, quando se professa o relativismo moral, não é possível manter os limites da sua atuação sob controle.

Quando todos perdem a noção de certo e errado, tudo é certo. Afinal, por que um policial não pode vender armas para traficantes? Porque é errado? Mas certo e errado não existem, são conceitos arbitrários.

Por que um homem que deseja muito uma mulher não pode violentá-la? Porque é errado? Quem disse?

Por que um adulto que tem atração por criancinhas não pode satisfazer seus impulsos? Porque é errado? Segundo quem?

Por que uma pessoa pobre não pode vender drogas para poder comprar roupas de grife? Porque é errado? Prove-me.

Por que alguém que odeia homossexuais não pode espancar todos os gays que ele encontra em seu caminho? Porque é errado? Mostre-me como.

Por que um político não pode desviar verbas e mais verbas para suas contas particulares? Porque é errado? Não segundo o relativismo.

A lista é obviamente interminável. Todo um modelo de conduta moldado ao longo de milhares de anos foi jogado no ralo. A conseqüência disso é que teremos que, desnecessariamente, passar por tudo que os antigos passaram até chegar a conclusão de que o que jogamos fora era mesmo a solução. Se fosse só isso tudo bem, seria uma mera questão de tempo. O problema é que não estamos caminhando em direção a uma solução, mas em direção contrária a ela. Se no passado os bons guiaram o mundo, hoje eles não têm mais a palavra. Não passam de párias num mundo em ritmo acelerado de degradação guiado pela escória.

Se o futuro do mundo é a barbárie, o Rio está na vanguarda.