09 novembro 2005

A Ilha II

Depois que Cuba foi desmascarada, faz muito tempo, como um verdadeiro miserê (para usar o termo do nosso presidente) os socialistas do mundo todo ficaram sem um cartão de visitas, mesmo que falso. Passado um tempo de constrangimento, encontraram um novo garoto-propaganda, tão falso quanto o primeiro, é verdade, mas esse negócio de verdade e mentira, como todos sabemos, são conceitos burgueses. Neste artigo publicado no JB (onde mais? Onde mais?) o autor, um ociólgo, inicialmente cita outro:

''O governo venezuelano é o que aparece, hoje, de mais avançado na América Latina em termos de reforma social, de resistência aos ditames do imperialismo e de luta contra as oligarquias.''

Para depois concluir:

As Missões de educação massiva, de atendimento médico gratuito, de mercados populares, de desenvolvimento educacional, entre outros programas, beneficiam 20 milhões de venezuelanos, 75% da população. O nível de exclusão social foi reduzido significativamente e a guerra ao latifúndio declarada. Os indicadores macroeconômicos são, comparativamente, invejáveis em termos regionais.

Êxitos formidáveis, só possíveis com o desmantelamento do sistema político tradicional, com a vitória sobre a mídia privada e seus intelectuais orgânicos.


Embreve teremos nas livrarias “A Ilha II”.