09 novembro 2005

Nós versus Eles

O mundo possui atualmente cerca seis bilhões e meio de habitantes. É incrível como algumas pessoas acreditam que esse gigantesco conjunto de pessoas se divide em reacionários e progressistas. Quando dão de cara com um indivíduo, o primeiro esforço é tentar incluí-lo em um dos grupos. Feito isso, o indivíduo recebe automaticamente todas as qualidades e defeitos do grupo no qual foi incluído.

Concordo que isso torna o mundo bem mais simples de ser assimilado mas ao custo de nunca ser realmente entendido.

Essa fórmula simplória afirma que reacionários SEMPRE defendem um conjunto de posições A, B e C, enquanto que os progressistas defendem um conjunto de posições X, Y e Z.

(Como disse Thomas Sowell, é incrível como pessoas que defendem privilégios mantidos às custas dos impostos se consideram progressistas e aqueles que tentam acabar com esse status quo são chamadas conservadoras)

É intrigante que essas pessoas não consigam ver um ser humano como algo mais complexo que isso. Recusam-se a aceitar que uma pessoa possa defender o aborto E a redução da idade penal; ser contra o aborto E a favor do uso da camisinha; enfim, pensar de forma totalmente desvinculada de um padrão pré-determinado. Não, algumas pessoas somente enxergam o preto e o branco na hora de definir quem fará parte do “NÓS” e quem fará parte do “ELES”.

Uma vez distribuídas as camisas dos times “NÓS” e “ELES” tudo que for dito e feito por cada um dos membros de cada time será avaliado não de acordo com a ação em si mas de acordo as características e propósitos atribuídos a cada time. Se um membro do “NÓS” é pego mentindo, roubando ou, pior, matando, faz-se de conta que nada aconteceu. Quando isso não é possível, o deslize é, de alguma forma, justificado como uma reação legítima a algo pior feito pelo time do “ELES”. Por outro lado todas as ações realizadas pelos membros do time do “ELES” são suspeitas até que se prove o contrário. E mesmo depois disso. O time do “ELES” não pode nem mesmo reagir a uma agressão feita pelo time do “NÓS” pois tal reação é vista como a demonstração de como “ELES” são pessoas vis.

É chato conversar, principalmente discutir, com este tipo de pessoa porque ela sempre está querendo encaixar você em um dos dois modelos, “NÓS” ou “ELES”.

Temos ainda a ilusão de superioridade moral. Os membros do “NÓS” são pessoas que se acreditam moralmente superiores aos membros do “ELES”. Enquanto estes nada mais querem que a opressão e exploração dos pobres, aqueles desejam a prosperidade e felicidade para todos. Talvez por isso todas as ações, por mais vis que sejam, perpetradas pelos membros do “NÓS” sempre são de alguma forma relativizadas ou atenuadas, quando não justificadas.

Quantas pessoas não disseram “Michael Moore é mentiroso mas sua obra tem importância nesse momento”? Traduzindo, Michael Moore é mentiroso mas como foi enquadrado no time do “NÓS” e dispara suas mentiras contra o time do “ELES” suas mentiras são justificáveis.

Buxi é um imperialista odioso porque invadiu o Iraque? Não, porque é um membro do “ELES”. Clinton também atacou o Iraque pelos mesmos motivos mas como é um membro do “NÓS” ele é considerado um líder equilibrado.

Buxi é um desumano porque deixou pessoas morrerem em New Orleans? Não, porque é um membro do “ELES”. A responsabilidade pelo socorro era do prefeito de New Orleans e da governadora de Louisiana. Mas como estes são membros do “NÓS”, tudo não passou de um mal-entendido.

O PT realiza o mais incompetente e corrupto governo que eu já vi no Brasil. Não de acordo com o “NÓS”. Além do mais as críticas e denúncias são infundadas porque são feitas por “ELES”.

A vista grossa para os erros do seu time tem uma razão de ser: para quem pensa assim, de forma tão polarizada, perceber que um membro do seu time é um safado abre a possibilidade, segundo seus próprios parâmetros, de ver seu próprio time caracterizado como malvado, o que tem que ser evitado a qualquer custo.

A pior parte da estória é que, não raro, são pessoas de boa índole, mas incrivelmente ingênuas no modo de lidar com o mundo. Conseqüentemente, experimentam repetidas decepções pois estão sempre atribuindo aos indivíduos que passam pelas suas vidas um conjunto de qualidades e defeitos pré-determinado que eles não têm. Como só admitem a possibilidade da existência de dois times, “NÓS” e “ELES”, para um oportunista basta simular algumas das qualidades relacionadas com o time do “NÓS” e ele será aceito como membro do time. Como nunca são feitas análises dos atos caso a caso e a bondade do membro do time do “NÓS” é definida a priori, uma vez aceito, o canalha obtém, de uma só vez, a reputação de pessoa íntegra e o apoio incondicional de todas as demais do time.

Não é de se espantar que essas pessoas são presas fáceis de políticos e oportunistas de todos o tipo.