13 novembro 2005

Anointed

É engraçado ver pessoas que praticam sua solidariedade apoiando toda a sorte de políticas públicas redistributivas (eufemismo para assistencialistas) mas batem no peito, tomadas de orgulho cidadão, e dizem "eu não dou esmolas para não alimentar este tipo de coisa".

O fato é que esses tipos não se interessam por pessoas concretas que, por uma infelicidade do destino, estão na merda. Eu até arriscaria dizer que alguns crêem na existência de indivíduos destinados a serem superiores e outros a serem inferiores. Os primeiros possuem o dever moral de cuidar dos inferiores sem, contudo, achar que estes podem, através de trabalho, dedicação e esforço, um dia vir obter uma vida digna pois, como todos sabemos, inferiores são inferiores.

Isso pode parecer absurdo mas, quando escrevi para uma famosa colunista do Globo questionando a posição dela de que a sociedade brasileira era exclusiva para os negros e me citando como um exemplo de mulato e filho de camelô que, ralando muito, obteve um padrão de vida superior ao de muitos amigos brancos de infância, a resposta dela foi:

"Mas nem todo têm a sua sorte"

Para os anointed (thanks Thomas Sowell) a única dignidade possível para os inferiores é através da benevolência daqueles.