14 novembro 2005

Mais França

Acabo de ver uma reportagem onde um jovem (imigrante ou descendente, não peguei desde o início) exibe para as câmeras como o governo Francês vem maltratando os imigrantes: depois de dar, repito DAR, um apartamento para a família do jovem, o governo mau caráter não consertou a goteira que apareceu e, horror dos horrores, não pintou as paredes dos corredores pichadas pelos proprietários.

Longe de mim assumir a postura reacionária e conservadora de propor que o morador conserte a goteira do seu apartamento e que os proprietários não pichem os seus próprios corredores. Afinal de contas, todos sabemos que o Estado está aí para essas coisas.

Ao final da reportagem, o jovem diz que o que está acontecendo agora é apenas um aviso e que, se nada for feito, na próxima vez será muito pior.

Na minha visão conservadora e reacionária isso chama-se extorsão, mas tenho certeza de que os progressistas têm uma palavra mais bonita para defini-lo.

Agora sim a França faz jus ao termo "berço da cultura ocidental": lugar onde ficam os imaturos, que fazem caquinha toda hora e dependem dos outros para suprir suas necessidades mais básicas. Onde ficam aqueles que só comem e dormem e abrem o berreiro quando um desejo não é satisfeito.