22 novembro 2005

Mais Europa

Está interessante este texto do Nyquist:

"O Ocidente secular acredita no que os chineses acreditavam antes de sua civilização ruir, há 160 anos. O Ocidente vê a si mesmo como a civilização central da história. O Ocidente aceita como fato consumado que seus preceitos e padrões intelectuais são permanentes e universais, ao invés de transitórios e peculiares. A arrogância ocidental contém, agora, uma suposta tolerância para com o 'outro'. Mas o 'outro' dirá que se trata de forma sem substância. Seu vácuo é encontrado em promessas vazias de igualdade e desenvolvimento, em prescrições socialistas e em auto-congratulações prematuras. O não-europeu sente e sabe que a ideologia européia é falsa porque o não-europeu está mais próximo da natureza humana e das realidades trágicas da história. Ele vê que a ideologia européia minou os instintos da Europa, mas apenas superficialmente.

O Ocidente brinca com a idéia que chegamos no 'fim da história', mas o não-europeu sente o contínuo vigor da história. O europeu 'iluminado' fantasia com uma irmandade entre os homens. As tribos, nações e seitas religiosas do planeta jamais cooperarão com essa 'irmandade'. Em última análise, cada tribo – incluindo a européia – quer uma irmandade em seus próprios termos. O secularista quer um mundo secular, tolerante. O crente quer um mundo religiosa e teologicamente correto. O europeu quer um mundo europeizado. Todas essas demandas, sonhos e esquemas não podem se harmonizar. Eis a verdade contra a qual os políticos europeus lutam. É uma verdade que a Europa não reconhecerá, mesmo que a história da Europa tenha ensinado isso tantas e tantas vezes.

A promessa de igualdade universal dada pelo presidente Chirac não pode e não será cumprida. O programa do primeiro-ministro Villepin vai resultar no oposto do que Chirac prometeu, não porque Villepin ou Chirac sejam racistas, mas porque a natureza, para ser comandada, tem de ser obedecida. E isso vale para a natureza humana também. O governo francês agora faz amor com um erro perigoso. Chirac e Villepin não têm outra escolha porque continuam acreditando na irmandade entre os homens."