28 novembro 2006

Turistas

O Paulo encontrou um post de uma figura (não vou colocar o link porque achei o site horroroso) que acha que o filme Turistas (também não vou colocar link para este lixo) faz parte de uma estratégia de propaganda do governo Bush para abalar a indústria do turismo nacional. Duvidam que alguém possa descer tão baixo?

Atenção, crianças, não é caso de dizer que é "fato", o Brasil é violento mesmo, blablablá... Temos que entender a fonte dessa propaganda. A Fox é mestra no ultra-nacionalismo norte-americano. O canal de voz da prepotência de Bush. Não sejamos ingênuos.

Este "Turistas" é um filme bastante "oportuno" já que o verão vem chegando. E com ele viriam chegando também os turistas estrangeiros ao Rio de Janeiro. Este filme cai como uma bomba na indústria do turismo nacional. Mas, quem se importa com isso?

Adorei o "atenção, crianças". Confere uma certa autoridade, própria de quem sabe tudo e tudo vê. Quem discordar é porque é ingênuo e não consegue enxergar o plano que os malditos ianques estão tramando contra nós.

Mas vamos aos fatos: em post recente mostrei, através de uma rápida pesquisa, que em termos de indústria turística o Brasil nem mesmo faz cócegas em países como Estados Unidos, França e Espanha. Não estamos nem mesmo entre os Top 25 destinos de turistas internacionais, segundo a Organização Mundial de Tursimo. Portanto, se os EUA realmente gastaram dinheiro para atacar um cachorro moribundo como a gente, eles fazem jus ao rótulo de burro que o mundo subdesenvolvido lhes grudou na testa.

Nem dá para dizer que isso é fruto do antiamericanismo que impera no Brasil. O que existe aqui é uma mistura de inveja, recalque e admiração que faz com que vejamos os mais agressivos comentários vindos de pessoas que se propõem a esperar meses por uma chance de fazer uma entrevista para obtenção de visto de entrada nos Estados Unidos. Pessoalmente eu não costumo encarar uma fila de meses para entrar num país que eu desgosto.

Para ter uma superficial idéia do "antiamericanismo" que rola por aqui, as filas para entrevista de visto chegam a cerca de 3 meses.

As companhias aéreas americanas saem com seus aviões lotados para os EUA, não importando a época do ano, e empresas como a American Airlines estão disponibilizando vôos extras para atender à demanda.

Last, but not least, as facilidades para comprar um bilhete vêm sendo gradativamente reduzidas: inicialmente comprava-se um bilhete em 10x sem juros; logo depois mudou-se para 10x com juros ou 5x sem juros; atualmente somente está disponível o plano de 5x sem juros.

Não conheço caso de empresa que dificulte a venda de produtos que as pessoas não têm muito interesse em comprar. Mas sabe como são os ianques: burriiiiinhos...