19 novembro 2006

Fábula

(Perdão pela mediocridade do estilo, mas vá lá...)

Diz a lenda que, um dia, no setor de controle de entrada de estrangeiros de um certo país latino-americano, se deu o seguinte episódio:

- Passaporte, por favor.
- Aqui está.
- Seja bem-vinda senhora... O que? Você de novo! Sra. Meritocracia, o que devemos fazer para deixar claro que a senhora é persona non grata "nestepaís"?
- Mas ainda?!
- Ainda, não! Sempre! Figuras como a senhora em nada se enquadram na nossa sociedade, muito pelo contrário: podem minar nossos valores mais prezados!
- Ah, mas eu queria tanto me estabelecer "nestepaís" um pouquinho. Eu acho que poderia ser tão útil aqui.
- De onde a senhora tirou essas idéias absurdas?
- Eu acompanho um pouco a mídia local e não pude deixar de perceber que, mesmo timidamente, algumas pessoas afirmam que gostariam da minha companhia.
- Deve ter havido algum engano. Provavelmente a senhora deve ter lido panfletos de propaganda dos inimigos do nosso maior ícone, a Sra. Mediocridade. Pessoalmente, eu gostaria de perseguir esses subversivos mas detalhes burocráticos me impedem. Ainda bem que eles são minoria. Posso garantir que sua companhia não é bem-vinda aqui.
- Puxa, mas tantos outros países apreciam minha companhia. Fazem de tudo para que eu continue por lá, cultivam minha presença.
- Azar o deles, minha senhora. Aqui temos outras prioridades.
- E o que eu faço agora?
- A senhora tem duas alternativas: voltar no mesmo pé ou entrar na Sala de Conversão.
- Sala de Conversão?!
- É, um projeto piloto resultado do esforço unificado das nossas maravilhosas universidades públicas.
- É o único jeito?
- Sim.
- Bem, então eu topo. Já venho querendo visitar "estepaís" faz tanto tempo. Não vou voltar daqui.

A Sra. Meritocracia entra na Sala de Conversão. Trata-se de um cubículo com um alto-falante na parede que cita repetidamente trechos de trabalhos dos intelectuais mais importantes "destepaís".

Cinco horas depois:

- A Sra. já pode sair.
- Já? Como o tempo passou rápido!
- Aqui está seu passaporte. Boa estada.

Pouco depois, chegando ao hotel:

- Bom dia, eu tenho uma reserva.
- Bom dia, senhora. Qual seu nome, por favor?
- Sra. Indolência.