16 novembro 2006

O ceticismo

Concordo com cada palavra do Pedro:

Quem preconiza o ceticismo religioso e ao mesmo tempo condena o ceticismo político é, na mais generosa das hipóteses, um idiota.

Também nunca entendi pessoas tão céticas em relação à religião devotarem tanta fé na pureza dos ideais de pessoas como eu e você.

Minha teoria de botequim vocês devem lembrar: a necessidade de um sentido para a vida humana é algo gravado em nossa alma (ou genes, sei lá). Quando o homem moderno, por força da cultura anti-religiosa dos dias de hoje, descartou a religião como fonte de respostas para esse sentido, criou-se um vácuo que foi preenchido por figuras mundanas: políticos, celebridades, etc. A comparação ganha ainda mais sentido se você reparar que, para a maioria dos militantes políticos, a polarização esquerda/direita tem praticamente as mesmas propriedades da polarização Deus/Satanás.

Concordo com Pedro: não acreditar em Jesus Cristo como salvador é perfeitamente aceitável, mas deixar de acreditar em Jesus para ter a mesma fé em Lula, por exemplo, é idiotice.