16 novembro 2006

E lá vêm eles novamente...

Essa patota é fogo. Decididamente eles não engoliram o resultado de referendo (ou consulta popular, ou sei lá o quê) sobre o Estatuto do Desarmamento. Foi divulgado hoje um estudo de um "especialista" (como eles adoram o termo) que procura provar:

1 - Pobreza gera violência
2 - Armas geram violência

Fui dar uma lida no tal estudo e me pareceu extremamente superficial. Alguns pontos me deixaram intrigado:

Não sei o porquê, mas o autor não detalhou os dados referentes às armas de fogo em todos os anos como fez com homicídios em geral. Este detalhamento é importantíssimo se o objetivo do estudo é provar que as políticas de desarmamento foram eficazes.

O estudo alega que "as mortes por armas de fogo, depois de longo período onde as cifras só aumentavam, caíram de 39.325 para 37.113". Ora, se neste balaio de gatos estão desde homicídios até as ações legais da polícia, passando por acidentes e suicídios (!!!!) não podemos tirar uma conclusão definitiva sobre o efeito das políticas públicas em relação aos homicídios já que os dados dos anos anteriores não foram detalhados. A diminuição de mortes de 39.325 para 37.113 pode ter sido em função da polícia ter matado menos criminosos em confrontos, da diminuição de suicídios ou da redução do número de acidentes com armas de fogo. Nenhum destes teria relação com políticas públicas de desarmamento.


Certamente nada disso é problema pois mesmo antes de chegar às considerações finais o autor já tinha descoberto que tudo ficou maravilhoso (" ocorreram 37.113 mortes") depois do início das políticas públicas de desarmamento.