15 novembro 2006

Nego só pode estar de sacanagem

Estava eu procurando material para fazer um post sobre o pessoal que mora nos melhores bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro (Ipanema, Leblon e cercanias) e não tem a menor idéia do que seja viver por exemplo em Cascadura ou Madureira. Acidentalmente caí na página da Wikitravel destinada ao Rio de Janeiro. Uma peça de ficção:

Na medida que o turista passa a conhecer a cidade do Rio de Janeiro, alguns tabus começam a ser quebrados como por exemplo a respeito do transporte. Cicular na cidade do Rio de Janeiro é muito fácil. Seja pela rapidez e conforto do metrô, aerobarcos e catamarãs, seja pelo baixo valor do táxi, comparado a outras cidades, seja pela longa distância e baixas tarifas cobradas pelos ônibus em relação a outras cidades.

Portanto, não se preocupe quanto ao transporte. Dispondo de um mínimo de dinheiro, você poderá fazer passeios por qualquer um dos transportes sem gastar muito como você poderia gastar em outras cidades.

Engraçado que a página da Wikipedia destinada ao Rio: diz justamente o contrário:

A cidade do Rio de Janeiro possui, em proporção a seu tamanho como metrópole, o pior sistema de transportes por ônibus do mundo (...)