11 junho 2008

Por que não Economia?

Então o governo determina que o ensino de Filosofia e Sociologia serão obrigatórios?

Vamos deixar para lá o desempenho sofrível, catastrófico até, dos nossos estudantes em disciplinas mais básicas como Português e Matemática. Vamos fazer de conta que eles já dominam o básico necessário.

Por que ninguém pensa em adotar Fundamentos de Economia como obrigatório no ensino médio? Se a idéia é formar cidadãos críticos (ugh), então este precisa é ter conhecimentos básicos de economia. Nada muito complexo, não. Oferta, demanda, formação de preços, etc.

Só o basicão.

Por exemplo, agora o Obama nas Alturas disse que vai aumentar os impostos sobre as indústrias de petróleo.

- Vou fazer com que as petrolíferas como a Exxon paguem uma taxa sobre seus lucros inesperados e vou usar esse dinheiro para ajudar as famílias a arcarem com os gastos cada vez maiores com a energia e com outras contas - afirmou Obama, senador pelo Estado de Illinois.

Um eleitor ignorante em Economia básica, como 99.99% dos eleitores Democratas, iria à loucura de tanta alegria. Isso aí! Vamos ferrar as empresas para ajudar os pobres! Entretanto, aquele que tem conhecimento básico do assunto sabe que empresas não pagam impostos. No máximo, elas agem como intermediárias entre o Governo e os verdadeiros pagadores dos impostos. Ei, não precisam acreditar em mim. Vejam o que disse Greg Mankiw num texto que eu postei aqui no Blog recentemente:

The ultimate payers of the corporate tax are those individuals who have some stake in the company on which the tax is levied. If you own corporate equities, if you work for a corporation or if you buy goods and services from a corporation, you pay part of the corporate income tax. The corporate tax leads to lower returns on capital, lower wages or higher prices — and, most likely, a combination of all three.

Este ano saberemos quão próximos os EUA estão de se tornarem um Big Banana.