08 junho 2008

Fluminense

Vou deixar aqui o que penso sobre o time antes que ele perca para a LDU e tudo que eu disser venha a soar como chororô.

O time é mediano, tem alguns bons jogadores mas carece de jogadores em algumas posições cruciais:

Goleiro: Fernando Henrique é um goleiro de baixa qualidade (basta compará-lo com Bruno, do Flamengo). Sai mal do gol - quando sai - e solta bolas que são fáceis de segurar. Hoje levamos mais um gol por causa dele: cabeçada sem muita força em sua direção, bastava encaixar a bola. Isso se ele fosse um goleiro mediano. FH tinha que espalmá-la e, de preferência, para frente, nos pés do centro-avante gremista. É visível a desconfiança que a zaga tricolor tem em relação a ele. Não se deixe enganar pelas defesas espalhafatosas que ele adora fazer. Para saber se uma defesa foi díficil, observe se o goleiro voou em direção à trajetória da bola para interceptá-la ou se ele deu um tapa na bola e depois pulou acrobaticamente. Noventa e cinco por cento das defesas de FH se enquadram nesta última categoria. Me disseram que ele veio do Futsal, o que explicaria sua deficiência no fundamento "saída de gol" e seu hábito de fazer defesas com o pé.

Meio de campo: Cícero é um daqueles jogadores que todo treinador tem para provar quem é que manda. Exato, todo técnico tem aquele jogador ruim que ele escala porque pode. Renato Gaúcho tem o Cícero. Ele até é um jogador habilidoso mas carece de inteligência. Dentre mil opções de jogadas ele escolherá sempre a pior a ser feita. Tenta chutes com quatro ou cinco jogadores à sua frente e cabeçadas impossíveis, além de dribles desnecessários e jogadas de efeito em sua própria intermediária.

Acredito que o Fluminense deverá ganhar a Libertadores porque o time da LDU é muito ruim e a sorte tem nos acompanhado. Se ela resolver nos abandonar agora, valha-me Deus!