25 junho 2008

Apêndice

Acredito que somente quem não dá muita bola nem para uma, nem para outra, embarca no embate ciência versus religião. Pedro Sette escreveu algo interessante que tem mais ou menos a ver com isso (em vez de ciência era o liberalismo, mas acho que os argumentos continuam válidos).

O chato de tudo isso é quando você pára de se fazer perguntas. Neste momento você não está mais pensando por você, mas apenas repetindo o que alguém quer que você pense. Seja este alguém o Papa ou o Dawkins. Quando você chega a uma conclusão, por mais imbecil que ela seja, através de um caminho de reflexão, as chances de mudar de idéia me parecem maiores do que quando você simplesmente segue algo cegamente (há um livro muito interessante sobre o mecanismo psicológico que faz com que nos apeguemos com ainda mais intensidade a uma idéia, mesmo quando está mais do que provado que esta idéia é absolutamente errada e até mesmo criminosa).

Ora, a ciência é algo que está em constante evolução desde sempre. O traço principal de um cientista é busca pelo que ele ainda não sabe misturada com a frustração de saber que vai morrer ignorante sobre muitos assuntos. Somente quando alguém quer fingir ser um cientista ou atuar como um militante é que há um apego cego ao que já se sabe, muitas vezes em detrimento do que ainda há por saber.

Este post é inspirado neste artigo:

New research suggests that the seemingly useless organ provides a safe haven for good bacteria to hang out in the gut.

Although the study stops short of providing direct proof of this proposed purpose for the appendix, researchers say there's a strong case to be made for the appendix based on new information about the role of bacteria in intestinal health.

"While there is no smoking gun, the abundance of circumstantial evidence makes a strong case for the role of the appendix as a place where the good bacteria can live safe and undisturbed until they are needed," researcher William Parker, PhD, assistant professor of experimental surgery at Duke University Medical Center, says in a news release.

Em algum momento no passado um cientista deve ter dito:

- Desconhecemos atualmente a utilidade do Apêndice no corpo humano.

Após isso, o falso cientista, por sua vez, afirmou:

- Não há utilidade para o Apêndice no corpo humano.

O militante anti-religioso bradou:

- A existência de algo inútil como o Apêndice é prova de que Deus não existe! Afinal de contas, por que um ser perfeito faria algo que só faz causar Apendicite?

Felizmente, verdadeiros cientistas disseram:

- Ainda não sabemos se o Apêndice tem utilidade ou não. Vamos continuar trabalhando pois, à medida que a teconlogia avança, as chances de obter mais informações sobre ele aumentam.