27 julho 2007

Isto é... Ridículo

No Blog do Instituto Millenium achei esta entrevista com o Ministro dos Esportes. A autora do post acredita ser algo positivo o fato do ministro querer entregar os complexos esportivos para serem administrados pela iniciativa privada. Eu não compartilho dessa visão otimista. Para mim, na melhor das hipóteses, estes estádios, construídos a peso de ouro com dinheiro público, serão dados de mão beijada para empresas cujos donos têm algum tipo de relação promíscua com membros do alto escalão do governo. Na pior das hipóteses apodrecerão em poucos anos.

Comunistas, comunistas. Negócios à parte.

Mas nem foi isso que chamou minha atenção. Foi esse trecho aqui:

ISTOÉ – O jogador cubano Rafael Capote quer asilo político do Brasil. Deve tê-lo?
Silva – Conheço Cuba, estive lá algumas vezes. É emocionante o esforço do Estado cubano para garantir a segurança alimentar, o acesso à educação, saúde e esporte, para que a juventude construa perspectivas. Esse jovem deve ter uma série de ilusões quanto às possibilidades de viver fora de Cuba. No caso dele, não se trata de asilo político porque ele não é um perseguido. Ao contrário, teve a oportunidade de se desenvolver. Espero que ele tome juízo e volte para os seus.

ISTOÉ – Depois de ter desertado, ele poderá voltar a Cuba sem risco de parar no paredão?
Silva – Essa história de paredão pertence a outro período da história cubana, duro, de enfrentamento na pós-revolução. Hoje a situação é um pouco diferente. Provavelmente há muito mais gente indo para o paredão nos Estados Unidos do que em Cuba.

Impressionante a laia da patota que tomou de assalto este país. Nunca fizemos tanto por merecer as sábias palavras de Lisa Simpson:

Lisa: This is the most disgusting place we've ever gone.
Bart: What about Brazil?
Lisa: After Brazil.