23 julho 2007

É freio, estúpido!

Sabe lá Deus o porquê, não esqueço essa frase que eu ouvi há muito tempo atrás, durante um curso de pilotagem na Varig (não sou piloto, mas minha profissão exigia que eu soubesse operar aeronaves):

"O que pára a aeronave é o freio!"


Isso vinha do nosso instrutor sempre que insistíamos em tentar parar a aeronave usando o reversor.

Como vocês podem ver no texto deste piloto (via De Gustibus...) , minha memória não me traiu:

Sim, o reversor do motor numero 2 estava inoperante, mas como eu já disse dezenas de vezes aqui na lista, quem para avião é FREIO, é o atrito do pneu na pista, e não reversor. Falarei mais sobre isso daqui a pouco. Na noite do dia 16, eu pousei em CGH. Não havia chuva, mas a pista estava bastante molhada. Estava com 90 pax no meu avião. Toquei na marca de 500, o avião aquaplanou e eu tomei susto.