14 dezembro 2006

Valores

A morte de Pinochet fez com que muita gente reforçasse sua devoção à Democracia, como se esta fosse um fim em si. Abraçar uma idéia e colocá-la acima de tudo e de todos é o que fazem todos os dias os socialistas que muitos liberais condenam. Talvez seja meu sangue neocon (eh eh eh) falando mas eu acho inadmissível nações submeterem seus povos à fome, doença e toda sorte de mazelas protegidas por uma tal soberania. A soberania, outra coisa vista como um fim em si, não pode ser colocada acima do bem-estar NUNCA.

Por exemplo, alguém em sã consciência acredita que há uma saída para países como o Haiti sem que haja uma intervenção externa de longo prazo? É muito f'ácil para mim ficar, daqui do conforto do meu lar, dizendo que a soberania do Haiti deve ser respeitada e enquanto isso a maioria da população passa por situações inadmissíveis em pleno século XXI.

Dizer que é preciso respeitar a soberania desses países acima de tudo ou que regimes democráticos nunca podem ser derrubados, não importando o quanto eles façam seus povos sofrerem, equivale a dizer, na minha opinião, "não estou nem aí."

É comum dizer que os socialistas querem ser julgados pela nobreza das suas intenções e não pelos resultado de suas ações. Ora, será que muitos liberais não querem ser julgados pela nobreza das suas idéias e não pelo resultado que elas causam?