10 dezembro 2006

E os incentivos...

... Importam mesmo!

Bolsa família tem casos de desestímulo ao trabalho

A lógica das pessoas que estão recusando ofertas de trabalho é completamente racional: por que trocar uma renda certa por outra duvidosa pouco maior?

Com esse novo agente entrando no jogo, vejo algumas conseqüências:

1) Os salários, mantidos baixos por um excesso de oferta de mão-de-obra tenderão a subir até um patamar que ainda seja interessante para o empregador - pois mantém ainda uma margem de lucro compensatória - e para o empregado.

2) Devido à elevação dos salários, os empregadores preferirão automatizar seus processos pois o custo de equipamentos e manutenção deixará de ser tão mais elevado em comparação aos custos de mão-de-obra (sem falar na produtividade!).

3) O empregador perderá funcionários para o "governo" e, como seu nicho de mercado está saturado, não terá como reter empregados pagando melhores salários E repassando este custo para seus clientes. Terminará por fechar suas portas.

Certamente, todos aqueles que não pensam economicamente somente vislumbraram a primeira opção. Vamos todos torcer para que ela ocorra, mas se eu não apostaria contra a lei da gravidade não vejo por que apostar contra as leis da economia.