30 dezembro 2006

Computador e eu

Fiquei motivado para comprar o livro do post anterior depois de ver uma entrevista do autor na Globonews. Ele observou como o computador é uma fantástica ferramenta que permite ao usuário uma interação com o mundo como nunca vista na história da humanidade.

Concordo 500%!

Dito isso, não posso deixar me surpreender com muitos colegas de trabalho que vêem o computador apenas como uma ferramenta de trabalho. Freqüentemente ouço coisas como "Ah, depois que chego em casa não tenho saco de ligar computador", como se esta espetacular ferramenta somente tivesse uma utilização.

Pois eu sou um dependente do computador. Além do trivial simples - banco, compras, notícias - ainda faço tratamento digital das fotos que eu tiro, escrevo minhas bobagens, mantenho contato com amigos distantes, pesquiso sobre assuntos que me interessam, desenvolvo meus programas, planejo minhas férias e, last but not least at all, o computador atualmente é minha memória auxiliar.

Uma das coisas que o autor afirma e com a qual também concordo é que a era do decoreba está devidamente encerrada. Numa era em que a informação não estava plenamente à disposição, era compreensível que carregássemos o máximo de informação dentro de nossas cacholas. Hoje em dia , com a informação abundante do jeito que está, é muito mais importante concentrarmos nossos esforços em aprender o que fazer com ela do que em armazená-la.