04 fevereiro 2006

Democracia

Não sou daqueles otimistas que costumam ver o lado bom de qualquer tragédia, mas já que o PT chegou ao poder e talvez ainda continue nele por mais 4 anos pelo menos, é bom tentar aprender algumas lições dessa furada na qual nos metemos.

A lição mais importante, para quem ainda não sabia disso, é que a democracia em si não é nada, absolutamente nada, além de um sistema de governo. Ela não possui nenhum valor intrínseco, bom ou ruim.

Aí está o Brasil para nos mostrar quão próxima da ditadura uma democracia pode chegar. Somos governados, e não é de hoje, basicamente por medidas provisórias (eufemismo para decreto) e quando isso não acontece, o Executivo dá um jeitinho de "convencer" os parlamentares a apoiarem seus projetos de lei, principalmente através da negociação de verbas.

Como se tudo isso não bastasse, o Executivo também deu um jeito de botar o Judicário no bolso, fazendo com que as complicações que, por algum motivo, tenham escapado do controle no Legislativo sejam definitivamente enterradas pelos juízes (taí o Jobim que não me deixa mentir).

A única diferença que existe em relação a uma ditadura é o fato de os membros do executivo serem eleitos de forma direta. Mas, quando quase 60 milhões de pessoas votam num semi-analfabeto para Presidente da República, é difícil ver isso como uma vantagem...