08 fevereiro 2006

Baboseiras

O texto da Sra. Matilde no Globo de hoje é um desfile de expressões vazias ("O paradoxo do acesso à informação e da intransigência de convivência com a diversidade étnico-racial é uma agenda que inspira a participação de ativistas sociais comprometidos com a luta anti-racista e aqueles que aspiram a um mundo mais justo e inclusivo. ") mas pomposas cujo objetivo maior é fazer os leitores pouco familiarizados com a língua portuguesa (quase 90% dos leitores daquele jornal) acharem que trata-se de uma pessoa erudita e altamente preocupada com as questões humanitárias.

No meio de tantas baboseiras a mensagem principal passa quase despercebida (grifos meus):

"No Brasil, temos casos de intolerância étnico-racial expressa na internet através de blogs, sites e páginas de relacionamento contrários às políticas de ações afirmativas para negros e a valorização da cultura judaica."

Pronto. Automaticamente empurra-se para a ilegalidade - afinal de contas, racismo é crime! - todos que se declararem contrários às políticas de ações afirmativas. Não sei quanto aos demais, mas eu sou contrário a qualquer política neste sentido. O que ocorre é que atualmente no Brasil apenas há políticas com o objetivo de conceder privilégios à raça negra (eu poderia usufruir desses privilégios mas uma coisinha chamada princípios me impede. Fazer o que né?). Não tenha dúvidas, Sra. Matilde, que este mulato aqui irá abrir o berreiro também quando houver algum tipo de política que privilegie os torcedores do Fluminense ou os engenheiros.