08 julho 2008

Lei de cu é rola

O título não tem nada a ver, era só para desabafar.

Por alguns dias os jornais mostrarão para todos nós como a Lei Seca está salvando vidas. A idéia é mostrar que mesmo sendo draconiana ela está salvando vidas e, se está salvando vidas, tem que continuar sendo aplicada.

Antes havia um limite e ninguém fiscalizava.

Agora o limite é quase zero e intensa fiscalização.

Na equação, duas variáveis sofreram alteração simultaneamente. Quem realmente está funcionando, a tolerância zero ou a fiscalização?

Uma solução racional seria, mantido o limite original, impor uma fiscalização forte, principalmente nas estradas e redondezas de casas noturnas. Se verificado um declínio nos casos de acidentes motivados pela ingestão de bebida alcoólica, era só manter a estratégia e tudo ficaria em ordem. Se, ainda assim, fosse constatado um número considerável de acidentes com motoristas com nível de álcool dentro do permitido, que o nível tolerado fosse progressivamente reduzido.

Deixa eu colocar as coisas numa linguagem que a maioria dos habitantes deste país possa entender:

O pediatra descobre que Juquinha, guloso, está gordinho porque come 20 biscoitos por dia quando, para uma criança da sua idade, apenas 5 seria o aceitável. Seu irmão Pedrinho, comedido, que só come 4 biscoitos por dia, está com o peso em ordem. A mãe deles costuma deixar a jarra de biscoitos na cozinha, sem ninguém tomando conta. Por causa do excesso de peso do Juquinha, a mãe fica uma fera e determina que eles não poderão comer mais nenhum biscoisto e que a jarra ficará trancada no armário da cozinha. Juquinha começa a perder peso e a mãe comemora: "Minha decisão de proibi-los de comer comer biscoitos funcionou."

Você, amiguinho, acha justa a decisão da mãe em relação ao Pedrinho?


Quando Deus distribuiu racionalidade, a gente tava lá no campinho batendo uma pelada.