19 julho 2008

Amorim, Amorim...

Amorim: países ricos adotam estratégia nazista na OMC

GENEBRA - O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, deixou de lado a sutileza diplomática na véspera da reunião de negociação comercial global e disse hoje que os países ricos adotam uma estratégia de desinformação similar a utilizada pelo chefe de propaganda nazista Joseph Göbbels. "Desculpem-me por citar o autor", disse Amorim aos repórteres na sede da Organização Mundial de Comércio (OMC), em Genebra, Suíça, onde representantes de 24 países vão se reunir amanhã para tentar dar impulso a conclusão da Rodada Doha de negociações comerciais.

(...)

"Göbbels costumava dizer que se você repetir uma mentira várias vezes, ela se torna uma verdade", disse Amorim. O chanceler brasileiro lembrou que os países ricos estão empregando esta tática ao descrever as concessões agrícolas que eles afirmam que estão dispostos a fazer, ao mesmo tempo que criticam os países mais pobres de se recusarem a liberalizar seus mercados industriais. "Me faz lembrar de Göbbels", afirmou o chanceler brasileiro.

Parece que os tais "países ricos" não gostaram muito das declarações do Amorim. Eu nada sei sobre o assunto, mas tendo a fechar com o Amorim. Afinal de contas, "repetir uma mentira até ela se tornar verdade" é especialidade do governo ao qual ele pertence. Ele deve saber reconhecer esta tática pelo cheiro.