13 julho 2008

8 ou 80

Em geral é assim: primeiro, tentam todas as soluções "mudernas" que todos já sabem que não funcionam. Aí, quando o problema sai de controle, usam um canhão para matar uma mosca e atropelam todos os direitos que virem pela frente. Lembremo-nos da nossa sensacional Lei Seca. A França também apronta das suas:

O decreto que autoriza o fichamento, publicado no jornal oficial de 1º de julho, estabelece que os menores de idade - individuais ou em grupos - "suscetíveis de prejudicar a ordem pública" poderão ter preventivamente registrados nos cadastros policiais dados como endereço, telefone, e-mail e características físicas e de comportamento.

A medida visa a catalogar os jovens envolvidos em casos de violência urbana, especialmente os que participam dos "émeutes" (revoltas) nas periferias de Paris.

Antes do decreto, os menores de idade só poderiam ser fichados se cometessem algum crime. O cumprimento da norma, denominada Edvige - Exploração Documental e Valorização da Informação Geral - é efetuado pela Direção Central de Segurança Pública, órgão que controla a violência urbana e os conflitos sociais, além de realizar a contagem de manifestantes.

A reportagem não é clara sobre as circunstâncias que farão um jovem ser fichado, mas fala que "antes do decreto, os menores de idade só poderiam ser fichados se cometessem algum crime." Imagino que, a partir de agora, ele pode ser fichado por outro motivo qualquer.