10 agosto 2007

Os pobrinhos

A coisa mais curiosa é aquele que analisa o comportamento dos "pobrinho" usando um conceito de "pobre" típico de quem acredita no conceito de castas. Ele diz que Lula está bem na fita, apesar dos escândalos sucessivos do seu governo, porque a vida dos pobres está melhor.

Trocando em miúdos: o pobre, se pintar dinheiro na jogada, vende até a mãe, certo?

Esqueçamos que os meios de comunicação de massa, praticamente sem exceção, jamais fazem um ataque direto ao Lula e jamais tentam desfazer a imagem de homem humilde e trabalhador.

Os pobres não apóiam Lula apenas porque ele lhes dá um bolsa-família. São declarações como essa que fazem uma certa classe média, que se acha uma raça superior, merecer ser governada pelo Supremo Apedeuta. Como se o pobre - vale lembrar que pobreza e riqueza não são fatores genéticos ou culturais, mas apenas condições financeiras - tivesse uma moral diferente e que estivesse disposto a abrir mão de qualquer princípio por uns trocados.

Isso é praticamente endossar o ideário que sustenta a luta de classes.

Os pobres apóiam Lula porque este sempre dá um jeito de sair ileso dos escândalos, com ajudinha dos meios de comunicação. Os mesmos meios de comunicação que o Estadão acredita ter mais credibilidade que um blogueiro.

Existe um motivo para os candidatos a tirano voarem em cima dos meios de comunicação de massa: para muita gente, o Jornal Nacional e o jornal Extra é a única fonte de informação do dia a dia.

No dia em que os meios de comunicação de massa - sonha Cláudio! - mostrarem a verdadeira face de Lula e seus comparsas ele não se elege nem mesmo para síndico de prédio novamente. Com bolsa família e tudo mais...