15 agosto 2007

Mais crise imobiliária

Neste post comentei o fato de a colunista de economia do Globo achar que só ela e mais uma meia dúzia de iluminados sabiam que o mercado imobiliário poderia entrar em colapso, menos os bancos, esses tolinhos.

Este post no blog do Adolfo Sachsida explica porque, passada essa crise, a próxima poderá ser ainda pior:

Deixe-me explicar o significado disso: nos últimos anos vários bancos sabiam do risco de financiar créditos imobiliários nos Estados Unidos. Alguns deles foram precavidos e não se expuseram tanto ao risco, evidentemente tiveram lucros menores. Outros bancos foram muito mais audaciosos do que a prudência recomendaria, e obtiveram maiores lucros por esse comportamento. Quando a crise imobiliária se materializou os bancos precavidos pouco ou nada perderam. Já os bancos audaciosos iriam perder muito (TALVEZ até mais do que haviam ganho antes). Contudo, quando os bancos centrais aumentam a liquidez do sistema eles estão, de maneira indireta, privilegiando os bancos que foram irresponsáveis, em detrimento dos bancos que foram prudentes. Ou seja, a longo prazo a melhor estratégia para os bancos será sempre assumir um risco maior do que o recomendado, pois em última instância poderão contar com o auxílio dos Bancos Centrais.

Será que, diante da certeza de que não haveria socorro dos bancos centrais, os bancos seriam tão generosos ao distribuir crédito imobiliário?

O mais engraçado é que, no final das contas, as tais falhas do mercado sempre têm uma colaboraçãozinha do Estado para se agravarem.