21 agosto 2007

Muito complicado

Por que não me empolgo com esses movimentos oriundos da nossa classe média? Não é porque eu ache que lhe falte legitimidade, claro! O problema é que nossa classe média, com as raras e honrosas exceções, carece de uma formação intelectual mínima. Não que eu pense que qualquer médico ou engenheiro tenha que sair por aí citando escritores e coisas do tipo, não. O problema é que nossa classe média não tem noção de como as coisas funcionam, não quer saber e tem raiva de quem sabe.

Certa vez vi o Delfim Netto dizer num programa de TV que a sociedade tinha que escolher que tipo de país ela queria. Ele tinha razão. Não dá para sair gritando "Xô, CPMF!" e apoiar medidas que só fazem gerar rombos nos cofres públicos.

Veja os comentários nesta reportagem sobre a licença maternidade. Veja quantas pessoas acham que é obrigação do Estado lhes dar licença para que cuidem dos seus pimpolhos. Pior: veja que as maioria das pessoas ignora ou não se importa com a origem dos recursos para custear o benefício. Uma chegou a dizer que os impostos bancam a corrupção logo não teria problema bancar o benefício. Ou seja: às favas a moralidade! Nos locupletamos todos!