03 abril 2006

Castas

Eu tenho uma teoria que ainda preciso desenvolver, mas basicamente ela se resume a: o brasileiro acredita na existência de castas.

Sério. Veja uma pessoa de classe alta ou média falando dos pobres e note como, para aquela, a pobreza e riqueza não são apenas circunstâncias econômicas, mas definem o próprio indivíduo. É como se fulano fosse pobre por causa de alguma força do Universo e assim morreria, não importando o quanto estude, trabalhe e se esforce. O mais triste é que essa mentalidade afeta muitas pessoas pobres que acabam se resignando com a situação e não partindo para a luta por uma vida melhor. Por outro lado, muitos jovens de classe média, cuja situação financeira é resultado do esforço dos pais, acham que estarão sempre bem de vida no matter what. Por isso vemos "jovens" de 30 e poucos anos se tornando estudantes profissionais e, não raro, vivendo com os pais, num regime de total dependência financeira.

É uma verdadeira fábrica de losers.

Esse sistema de castas fica meio evidente em declarações como esta:

"O advogado Carlo Uberth Luchione, que também viu crescer o número de casos em seu escritório, alerta para o risco de a Justiça condenar esses jovens considerando apenas a letra das leis de entorpecentes e de crime hediondo, que prevêem penas de três a 15 anos em regime fechado:

— Condenar um jovem a regime fechado num presídio do estado, onde não há separação por crime e sim por facções criminosas, é o mesmo que condená-lo à morte. Não estou dizendo que pobre tem que ir para cadeia e rico não. Apenas que o jovem, que estuda, que nunca pegou em armas, não tem a mesma periculosidade de outro, que desde os 9 anos trabalha para uma facção criminosa e que já matou."