22 outubro 2006

Os bem-intencionados

É, eu sei que parece incoerente mas política não se discute. Isso se você quiser manter suas amizades. O bom e velho "concordar em discordar" ficou para trás há tempos e, dependendo do engajamento do seu amigo, é melhor limitar as conversas às futilidades do dia a dia.

Perdi a conta de quantas vezes em mesas de bares e festas eu tive que me calar diante de argumentos sem o menor fundamento (a não ser o velho "eu sou de esquerda, logo quero o bem dos pobres") seja econômico, político ou filosófico. Mantinha aquele sorriso amarelo suficiente para deixar claro que não concordava muito com o que era afirmado. E só.

Confesso que, por um período, fiquei estimulado pelo debate. Mas, pouco a pouco, fui notando que a coisa estava saindo do foro político, econômico, etc. e entrando no pessoal. Quando você afirma que o socialismo é economicamente inviável para um socialista a coisa soa praticamente como um ataque pessoal.

Acontece que muitos adeptos - ou simpatizantes - do socialismo que eu conheço são realmente boas pessoas que, movidos por um desejo intenso de ver as coisas mudarem, mas sem saberem exatamente como fazer isso, acabam se entregando de corpo e alma à única "solução" que nos foi ensinada na escola e nas universidades: o socialismo.

Curiosamente, quanto mais cedo o sujeito se tornou um engajado, mais submerso nas águas socialistas ele está, porque começou a ouvir essas bobagens quando ainda não tinha maturidade suficiente para, pelo menos, refutar os absurdos maiores. Alguns pontos requerem mesmo um conhecimento maior de economia, história (para saber que adotou e falhou e quem não adotou e se deu bem), etc. Mas muito da base do socialismo você descarta apenas pela lógica simples e por observação.

Quando você é jovem, buscando sua identidade, sem responsabilidade por nada, vendo bens de consumo aparecerem na sua frente como que por encanto, você, quando é uma pessoa minimamente decente, tende a ser perguntar: por que os outros também não podem ter isso?

Neste momento é que seu professorzinho, a mídia e tudo ao seu redor oferecem a resposta mais fácil: porque os outros são explorados e você é um privilegiado. O sentimento de indignação é natural diante de tamanha injustiça. Neste momento você é presa fácil para o socialismo.

Curiosamente, os amigos que foram - junto comigo - "alienadaos" quando jovens são justamente aqueles que possuem hoje aquele bom senso, aquele ceticismo saudável, para escapar dessa armadilha tosca. Por mero "acidente" nos livramos dela: durante a fase de doutrinação estávamos mais interessados em garotas, festas, praia, enfim, qualquer coisa menos política!

Infelizmente, boas intenções não bastam. Por mais bem-intencionadas que estas pessoas sejam elas são também responsáveis pela perpetuação de um modelo que, em pleno século XXI, mantém milhões de pessoas flertando com a miséria. Votar cegamente em políticos como Lula, Cristóvam Buarque ou Heloísa Helena pelo simples fato deles serem de esquerda não torna esses bem-intencionados superiores a um eleitor do Paulo Maluf ou do Antônio Carlos Magalhães. O máximo que isso faz é com que durmam com a consciência tranquila.


No passado, desconher os modelos que fizeram vários países emergirem da pobreza e desconhecer o resultado do socialismo onde ele foi implantado era até compreensível devido ao bloqueio de informações que havia. Hoje, com acesso à informação proporcionado pela Internet, isso é inadmissível.