22 outubro 2006

Jogo democrático

Vamos deixar de lado o fato de que, a rigor, deputado não é para fazer trabalho social e analisar esta notícia:

Deputados que não se reelegeram fecham centros sociais

Pelo que percebi da notícia, a idéia é mostrar indignação pelo fato de os deputados interromperem a prestação de serviços por não terem sido reeleitos, mas um deles tem um bom argumento:

- Vou fechar tudo, porque bancava com o que ganhava como deputado. Eu fiz um trabalho social bacana, mas o povo escolheu assim. Da próxima vez, eu vou fazer campanha dando festas.

Pela cronologia da coisa, o tal deputado "atendia a mais de 16 mil pessoas na Baixada Fluminense e na Zona Oeste do Rio" DEPOIS de eleito, ou seja, mesmo após o objetivo alcançado - a eleição - ele continuou prestando atendimento à população (ou começou a fazer). Dentro do panorama atual, pelo menos algum retorno as pessoas daquela comunidade estavam tendo, pelo menos.

E o que elas fazem? Não reelegem o tal deputado!

Nunca achei que fosse falar isso em minha vida mas estou de pleno acordo com tal deputado. Se a população não consegue defender seus interesses mais imediatos não será ele que terá que manter o centro com seu próprio dinheiro.

O brasileiro precisa aprender a jogar o jogo da democracia. Democracia não é o meio de alcançar a felicidade eterna. Democracia é um meio de disputa do poder político que é jogado por diversos grupos de interesses distintos e muitas vezes conflitantes.

Já está na hora do brasileiro, seja carente ou não, aprender a defender seus interesses.