02 maio 2008

Podem vir que "nóis é gente boa"

Disse uma colunista de economia de um grande jornal brasileiro (*):

O capital que virá é um capital que pode investir em longo prazo, exatamente por serem investidores mais cuidadosos e de olho em retorno que leve mais tempo. Os setores que podem receber recursos nesse novo momento de grau de investimento são, por exemplo, obras de infra-estrutura. Mas, ao mesmo tempo, ter grau de investimento não resolve tudo: é preciso que haja um bom ambiente de negócios e bons marcos regulatórios.

Agora responda-me você: você faria um investimento de longo prazo num país onde o governo acaba de MUDAR A LEI para favorecer a fusão de duas empresas de telecomunicações e, além disso, ainda vai financiar a brincadeira?

Você concorda com o presidente do Banco Central que disse que, com essa recomendação, o Brasil demonstra ter um ambiente de investimento estável?

(*) Colunista de economia por aqui é algo como um colunista social, só que as futricas são da esfera econômica. Não há análises com base em fundamentos da economia ou coisa parecida. É sempre "fulano me disse que..." ou "uma fonte no Planalto informou que...".