18 maio 2008

Teste da Veja

A está com um daqueles testes de orientação político-econômica.

Eu acho muito complicado esses testes porque geralmente o conjunto limitado de respostas tende a enfiar-nos num grupo com o qual não estamos 100% de acordo. Por exemplo:

5 - É correto que o Estado decida se determinadas greves são ilegais ou não.

Aqui eu tive que votar sim. Como exemplo, cito setores como os controladores de vôo, hospitais públicos (podemos discutir se o Estado deve prover esses serviços, mas não é este o caso. Dentro do cenário atual eu acho correto que o Estado defina a legalidade da greve de alguns setores).

8 - Nas relações comerciais entre os países, o protecionismo é às vezes necessário.

Aqui eu balancei. Num mundo ideal eu acho que o protecionismo é desnecessário e injustificável, mas não é nele que vivemos, certo? Fiquei pensando em uma série de situações onde eu toleraria o levantamento de barreiras. O grande problema é de ordem estrutural: quando permitimos a existência de barreiras, mesmo que por motivos legítimos, elas serão usadas para criar monopólios e reservas de mercado para empresários ineficientes. Difícil essa.

9 - O Estado deveria ter controle apenas sobre as áreas de segurança pública, saúde e educação, deixando os demais setores sob responsabilidade das empresas privadas.

Questão mal elaborada por causa da "ter controle sobre." Não descarto a idéia do Estado como provedor de educação e saúde, mas não queria ele com o controle sobre essas áreas. E ambém acho que o Estado pode agir como regulador através das tais agências reguladoras.

11 - Direitos como férias, décimo-terceiro e FGTS deveriam ser retirados da lei e negociados caso a caso, entre patrões e empregados.

Num cenário mais próximo da perfeição, com oferta de trabalho mais abundante, um baita SIM. Num país como o Brasil, não consigo ser a favor disso.