22 fevereiro 2009

xe.no.fo.bi.a

Diz o pai dos burros:

xenofobia
xe.no.fo.bi.a
sf (xeno+fobo+ia) Aversão às pessoas e coisas estrangeiras. Antôn: xenofilia

Agora tudo é explicado pela xenofobia.

O proprietário expulsou o inquilino estrangeiro arruaceiro?

Xenófobo!

A polícia acabou com um pagode que já ia pelas 3 das manhã num bairro residencial?

Xenófobo!

O bom e velho protecionismo praticado por todas as entidades de classe?



"No ano passado, 2,5 milhões de americanos perderam o emprego, mas, apesar dos milhões de desempregados, nosso governo continua trazendo 1,5 milhão de trabalhadores estrangeiros por ano para pegar empregos americanos. Será que o seu pode ser o próximo?" Essa propaganda está sendo veiculada nas TVs americanas, bancada pela Coalizão para o Futuro do Trabalhador Americano, entidade que reúne 13 associações de classe com mais de 500 mil membros.

Com o desemprego projetado para ultrapassar os 8% neste ano, organizações protecionistas como a coalizão estão apostando tudo no lobby do "hire American" (contrate americanos) para a aprovação de leis que restrinjam a entrada de trabalhadores estrangeiros legais e apertem o cerco aos ilegais que estão no país.

Na semana passada, esses grupos contra trabalhadores estrangeiros comemoraram uma vitória: o pacote de estímulo aprovado pelo Congresso inclui uma medida que dificulta a contratação de funcionários estrangeiros com visto H-1B (de mão de obra especializada) pelos bancos que estão recebendo recursos do programa de resgate.


Xenófobo!

Será que a palavra pa explicar este caso é mesmo xenofobia? O texto da notícia não deixa perfeitamente claro que trata-se do bom e velho protecionismo? Ou no popular, farinha pouca, meu pirão primeiro. Por que usar uma palavra apenas para evocar emoções?

O curioso é que perde-se, a cada dia, a capacidade de descrever fatos e idéias usando os termos adequados. A coisa está tão feia que, hoje em dia, não dá para saber se o autor do headline é um manipulador ou um incapaz.

Após séculos será que estamos voltando ao estágio de selvageria?