14 fevereiro 2009

Método de leitura

Quando me deparo com um artigo, uso o seguinte método de leitura: primeiro dou uma passada rápida pelo conteúdo, à caça de clichês e fazendo uma contagem de citações. Artigos com muitas citações me irritam porque me passam a idéia de que o autor não sabe expressar o que pensa com suas próprias palavras. Artigo não é produto acedêmico, portanto citações devem ser usadas com moderação. O pior mesmo são os clichês. Se eu passo os olhos pelo texto e a contagem de clichês é muito grande eu logo largo o texto de lado. Tão grave quanto, é quando o conteúdo todo do artigo gira em torno de um clichê, facilmente refutado pela realidade que o cerca. E isso foi o que aconteceu com esta reportagem da Veja:

O fato de [os adolescentes] estarem sempre conectados os leva a ter interesse por mais assuntos e a ser mais bem informados de maneira geral.

Rá! Basta conviver com jovens por um mês e você verá que isso não passa do mais falso clichê. Certamente o autor desta matéria nunca conversou com um típico jovem "antenado".

O bom é que, com a qualidade das publicações por aqui, a gente economiza uma grana ao não fazer assinaturas.