05 setembro 2006

E a história se repete

Mais um acidente que tira a vida de cinco jovens.

Uma vez mais a inexplicável perplexidade. Inexplicável porque tragédias como esta não deveriam causar perplexidade quando tudo conspira para que elas aconteçam. Ao contrário, o que me causa perplexidade é que não ocorram com mais frequência.

E mais uma vez as discussões não passam de jogo de cena, cada um querendo parecer muderno, progressista e, para variar, as pessoas chegam à conclusão de que precisamos de mais... Leis!

Como se já não tivéssemos o bastante.

Uma ou outra pessoa - raramente um especialista! - chama a atenção para a responsabilidade dos pais, mas a regra é: precisamos de mais leis, menos impunidade e fiscalização das casas noturnas.


E somos obrigados a ouvir, milhares de vezes, o mantra dos mudernos: conscientização!

Esta
carta publicada no Globo de hoje resume tudo. Repare que em nenhum momento a preocupada mãe sequer ventila a hipótese de chamar para si a responsabilidade de fazer com que seus filhos não freqüentem casas noturnas. De todas as cartas publicadas no jornal hoje, creio que apenas duas ou três fazem referência à responsabilidade dos pais. O resto é a lenga-lenga de sempre: mais ação do governo.