Vejamos duas cartas publicadas hoje na seção de cartas do Globo:
Estas cartas me chamaram a atenção pois refletem com exatidão impressionante o tipo de incentivo errado que o carioca em geral dá a prestadores de serviço, o que explica o nível catastrófico da qualidade dos serviços na Cidade "Maravilhosa".
Reparaem como as duas cartas deixam evidente que, mesmo com um nível de serviço de péssima qualidade que coloca em risco a vida dos consumidores, seus autores continuam a freqüentar o estádio!
Ora, não precisa ser nenhum gênio para ver que os usuários do estádio não estão dando os incentivos necessários para que os administradores destinem recursos às áreas das quais aqueles reclamam.
Curioso é que eu percebo este tipo de comportamento na maioria das pessoas com as quais convivo. Elas não conseguem associar a qualidade do produto ou serviço oferecido à pressão feita pelos consumidores.
Curiosamente, apóiam todo tipo de lei que se proponha a melhorar a qualidade dos serviços, não importando quão absurda e - geralmente - ineficaz ela seja.
Alguém escreveu um dia que somos um povo que ainda está na adolescência e, portanto, totalmente avessos à responsabilidade. Acho que esta adolescência está um pouco tardia e já começa a parecer mais com retardamento.