21 abril 2007

Empreendedorismo

Uma das coisas que me deixam mais chateado é a falsa alegação de que este país não favorece o empreendedor.

Pura mentira e posso provar.

Lembram do "nosso astronauta" Marcos Pontes? Não? Então usem o Google, ora bolas!

Anyway, nosso governo, que tem a vocação para fomentar negócios, gastou uma mixaria para que ele fosse dar um rolé ali no espaço e voltasse. Coisinha pouca mesmo: bancou 7 anos de treinamento nos isteitis e mais uns 10 milhões de dólares pela "missão" espacial.

Voltando do espaço, o que fez o malandro?

Primeiro incrementou sua lojinha virtual, vendendo "presentes com motivo espacial" que obviamente levavam seu nome.

Depois, como ninguém é de ferro, dizem que passou a cobrar uma graninha (dizem que era algo entre 10 e 20 mil pratas) para dar palestras. A procuradoria-geral militar não gostou da conversa mas ele jura de pé junto que não fez nada de errado:

Tudo vai ser esclarecido. Faço palestras, mas graças a Deus, nunca cobrei por elas.

Se era verdade ou não eu não sei, mas ele deu um jeito nisso rapidinho: foi para a reserva e, além de ganhar seu dindim diretamente do governo, vai também descolar um por fora com as palestras e produtos de sua lojinha.

Claro que isso mata de raiva os invejosos:

Já no Ministério da Ciência e Tecnologia e na AEB (Agência Espacial Brasileira), a reação nos bastidores foi de irritação. Pontes não comunicou previamente o pedido de baixa à agência, que bancou seu treinamento de sete anos nos EUA sua viagem ao espaço, de carona numa nave russa Soyuz.

Mas nada disso importa, pois no fundo no fundo, lá no fundo mesmo, nosso astronauta é como todo brasileiro: se preocupa apenas com as crianças carentes.

De Houston, Pontes disse que seu plano é desenvolver "uma instituição para trabalho na área de educação de crianças carentes"

Este empreendedor - e de coração de ouro, ainda por cima - merece cada centavo que nós brasileiros depositamos em seu empreendimento.

São programas de incentivo ao empreendedorismo como este que me dão um baita orgulho de ser brasileiro!