11 setembro 2007

Viva Miami

Confesso que Miami não é das minhas cidades prediletas nos EUA. A quantidade de carimbos da imigração do aeroporto de MIA no meu passaporte se deve, na verdade, ao fato dela ser a cidade de entrada nos EUA dos vôos da American Airlines que partem do Rio de Janeiro.

Entretanto reconheço que a cidade é uma injustiçada (creio que já comentei isso por aqui). Vítima da invasão de corruptos e novos ricos latinos, Miami acabou virando sinônimo de breguice. Hoje, qualquer um que se pretenda inteligente se sente na obrigação de torcer o nariz ao mencionar o nome da cidade.

Mesmo quando não conhece absolutamente nada sobre ela.

Para piorar o cenário, temos os sacoleiros de luxo que vêem na cidade nada mais que um shopping center um pouco mais distante, mas com ótimos preços. 99% das pessoas que vão a Miami pouco se importam se a cidade tem alguma vida cultural ou não. Elas estão atrás é de iPods, Nikes, etc.

É uma pena. Miami tem um clima gostoso (para quem gosta de calor), praias belíssimas, bons restaurantes, vida noturna agitada e opções culturais variadas. É uma pena que, entre uma comprinha e outra, as pessoas não se interessem por desvendar os mistérios desse caldeirão cultural que é Miami.

Muitos preconceitos poderiam ser desfeitos.