13 setembro 2007

Gorjeta

Meu xará - com belíssima casa nova! - postou um link sobre o fenômeno da gorjeta, segundo a visão do David Friedman.

Ele aproveitou para deixar uma perguntinha:

"Eu pergunto a você, leitor: e os latino-americanos?"

Eu dei meu pitaco lá e gostei do insight. Por isso reproduzo aqui:

Como a sociedade americana viveu (ainda vive mas não tanto assim) momentos de capitalismo pleno, acho que se especializou na arte de “enviar sinais”, algo fundamental em sociedades de livre mercado. Poucas sociedades têm um mecanismo de transmissão de sinais tão sofisticado quanto a americana (*). Por outro lado, sociedades onde a transmissão de sinais foi sufocada devido à grande presença do Estado tiveram este mecanismo atrofiado, como no caso do Brasil-il-il.

(*) O curioso é que este processo é tão enraizado na cultura americana que mesmo imigrantes de países onde o mecanismo não existe ou é deturpado aderem a ele.