19 setembro 2007

Bye bye política

Quando comecei este blog tinha intenção de comentar fatos do cotidiano, inclusive política. A idéia nunca foi tecer comentários muito elaborados sobre nada. Minha vontade era somente mostrar que não é preciso ser intelectual para não ser estúpido, que há um saudável meio-termo onde alguém pode ter assuntos interessantes para discutir, pontos de vista razoavelmente formados e, principalmente, não ser feito de massa de manobra de políticos safados e "intelequituais" idem.

Todo esse bla-bla-bla é para explicar por que bani a política deste espaço (ou pelo menos vou reduzir ao mínimo): não dá para levar a sério nada mais que se passa por aqui. É impossivel, para mim, digerir qualquer notícia envolvendo a política nacional pois sempre há a tentativa de se discutir, com critérios baseados na normalidade democrática, algo que já ultrapassou qualquer limite de insanidade que eu já vi.

Fico pensando em que momento lutar contra algo deixa de ser heróico para ser estúpido.

Vejamos: não é o caso de ter um grupo de governantes que surrupiou o poder à força e mantém a população oprimida. Tudo o que acontece e vem acontecendo aqui ultimamente é com o aval das urnas. De nada adianta se mobilizar para caçar Renan Calheiros agora se ele vai ser eleito novamente assim que se candidatar. Num universo de 190 milhões de pessoas, umas poucas centenas, ou milhares que sejam, que tenham um ideal liberal constituem as ovelhas negras. Não se trata de lutar contra um punhado de governantes opressores, se trata de lutar contra dezenas de milhões de pessoas que os mantêm lá.

Em algum momento há que se parar e cair na real: I don't belong here!