09 setembro 2007

Subliminar

O jeito mais eficiente de passar mensagens é aquele onde conteúdo é transmitido como um senso comum, destacado do assunto principal, tipo: a água, que todos sabemos que é uma substância cheirosa, constitui o mais importante recurso de que uma nação pode dispor. Neste caso, a relevância da água pode até ser discutida mas a sua condição de substância cheirosa foi passada como um senso comum. O alvo não é quem conhece a água, pois este saberá que ela não tem - ou não deveria ter - cheiro. O alvo é aquele que ouve a mensagem, está ávido por ter opinião mas não tanto a ponto de correr atrás dela. Esta pessoa, sabendo que o cheiro bom da água é um senso comum, irá incorporar este dado à sua - digamos assim - base de conhecimento.

Um outro belo exemplo é este trecho da entrevista de Renato Janine Ribeiro no site Trópico:

Hayek e Thatcher puderam ser cruéis, mas notaram bem o esgotamento de um discurso esquerdista piedoso e sem base real. Quem pensa de verdade não precisa endossar o darwinismo social da direita, nem a piedade invertida do que chamo a pseudo-esquerda. Deve aprender com os dois. Os valores mais dignos de nosso tempo ainda estão à esquerda, como os da solidariedade. Os meios mais eficazes de ação sobre o mundo foram definidos pela direita ou, se quisermos, pelo capital. É preciso saber combinar uns e outros.

O senso comum transmitido aqui é que Hayek, Thatcher são pessoas cruéis, assim também o sendo o liberalismo com o qual ambos estavam envolvidos, cada um ao seu modo. Sem conhecer a obra de Hayek, fica-se com a impressão - no caso do consumidor de fast opinion, com a certeza absoluta - de que este foi um oportunista que, aproveitando-se da ingenuidade do discurso esquerdista, atacou a sua ineficiência econômica.

Fora a mensagem subliminar, ainda temos os bons e velhos clichês presentes em 11 entre 10 cabeças esquerdistas:

1) Tudo que vem de ruim da esquerda na verdade vem de uma peseudo-esquerda.
2) Quem é de direita não se preocupa com mais ninguém, somente com ele próprio.
3) A esquerda detém o monopólio das virtudes do nosso tempo.
4) A unica vantagem da direita é sua eficácia econômica (mas isso por causa da sua total falta compaixão para com o próximo).