03 fevereiro 2007

Essa não poderia passar em branco

Entrevista na BBC Brasil com Bjorn Lomborg. O jornalista (a cada dia tenho menos respeito pela profissão) ao introduzir Bjorn escreve isso (o melhor está no final):


Em O ambientalista cético, Bjorn Lomborg argumenta que iniciativas como o Protocolo de Kyoto e esforços de redução das emissões de carbono podem até ser eficientes para combater o aquecimento global, mas que eles trariam poucos benefícios a alto custo.

Segundo ele, outras prioridades – como combate à aids e redução da pobreza – poderiam ter um efeito mais desejado no bem-estar geral e até no meio ambiente.

Seis anos depois, depois de muita polêmica e até um processo na Dinamarca, o movimento dos “ambientalistas céticos” cresceu, recebendo adesões de vencedores do prêmios Nobel.

Em 2004, Lomborg formou o Consenso de Copenhagen – grupo que propõe priorizar outras questões econômicas acima do combate ao meio ambiente.

"Combate ao meio ambiente"?

Isso parece até trecho de uma daquelas respostas idiotas de provas de vestibular...

Confesso que já achei essas "pérolas do vestibular" apenas invenção de gente criativa. Hoje, vendo o que nossos jornais escrevem e principalmente os comentários que vejo no site do Globo, tenho que reconhecer, entristecidamente, que as tais pérolas são perfeitamente plausíveis.