04 março 2006

Idiota latino-americano

É o que faz Elio Gaspari na sua coluna dominical do Globo ao comentar o processo de obtenção de visto de entrada nos EUA:

"Para começo de conversa, o doutor Mares Guia deverá pagar R$ 38 para obter informações, por telefone, e marcar uma entrevista."

A taxa não é para obter informações (que estão todas disponíveis gratuitamente no site do
consulado). A taxa é para processar o agendamento. Do mesmo jeito que nosso querido DETRAN me cobra R$74,00 para fazer uma vistoria.

"No Rio a espera é de 140 dias."

Só se for agora. Em setembro de 2005 agendei a entrevista para a semana seguinte.

"No dia marcado, entrará numa fila de cerca de uma hora, na rua. No Rio são quatro horas. Uma vez admitido ao prédio, outra espera, menor. Será atendido em pé."

Aqui é mentira de ponta a ponta. Na hora marcada a pessoa tem acesso ao consulado e, após uma triagem da documentação, aguarda a chamada do número num auditório com ar condicionado. Chamado o seu número, a documentação é analisada por um funcionário do consulado e, se tudo estiver em ordem, é marcada uma nova data para entrega do passaporte já com o visto. Caso contrário, a pessoa entra em uma outra fila, sempre com cadeiras disponíveis e ar condicionado, para fazer uma entrevista com um membro do consulado.

Quisera eu ter tido tratamento semelhante na Polícia Federal quando tirei meu passaporte.

O idiota latino-americano é mesmo uma coisa. Prefere ver empregos (não o dele, claro!) escoando pelo ralo e peitar o Tio Sam. Admitir que tudo não passa de pirraça está fora de questão, então torna-se necessário inventar estes "fatos" para que a população se solidarize com ele.