10 janeiro 2006

Gente como a gente

Esta reportagem é muito útil para mostrar como cientistas são seres humanos de carne e osso como todo mundo, movidos por ideologias ou interesses financeiros ou outros quaisquer, sem nenhuma relação com bem estar da humanidade, e sujeitos a sucumbir diante da tentação que são as verbas de pesquisa:

"A comissão de investigação da Universidade Nacional de Seul concluiu, num relatório, que o cientista sul-coreano Hwang Woo-suk falsificou suas experiências sobre células-tronco humanas. Não apenas o estudo publicado em 2005 - em que Hwang anunciou a produção de linhagens de células-tronco embrionárias sob medida e que a própria prevista que o publicou, a respeitada 'Science', recentemente refutou. Também caiu por terra a pesquisa até então considerada pioneira que teria produzido os primeiros embriões humanos por clonagem em condições de se extrair células-tronco para possível aplicação médica. O estudo foi publicado em 2004 e considerado na época o primeiro a provar a viabilidade da clonagem terapêutica.

Promotores afirmaram que podem iniciar uma investigação criminal sobre Hwang por suspeita de uso indevido de verbas públicas, com base no relatório da comissão."